Resultados do Mundial de Jiu-Jitsu 2025 em Long Beach - Califórnia

ibjjf.jpg

Mundial de Jiu-Jitsu 2025

O Mundial de Jiu-Jitsu da IBJJF 2025, realizado em Long Beach, Califórnia, foi mais uma vez o maior e mais prestigioso evento do calendário do jiu-jitsu. A competição reuniu os melhores atletas do mundo em disputas emocionantes que definiram os campeões mundiais em todas as categorias.

O evento aconteceu entre os dias 29 de maio e 2 de junho, com as disputas da faixa-preta adulto ocorrendo nos últimos dois dias. Como sempre, a Pirâmide de Long Beach foi palco de lutas memoráveis que entraram para a história do esporte.

Destaques da Competição

  • Participação recorde com mais de 4.000 atletas inscritos
  • Representantes de mais de 50 países
  • Transmissão ao vivo para todo o mundo via FloGrappling
  • Presença das principais equipes do cenário mundial

Abaixo, confira os resultados completos das disputas da faixa-preta adulto masculino e feminino, divididos por categoria de peso e absoluto.

Absoluto

Absoluto Masculino: Erich Munis não teve adversário na final e ficou com o título da divisão após lesão de Gutemberg Pereira

Absoluto Feminino: Gabi Pessanha vs Tayane Porfirio

No peso aberto, Gabrieli Pessanha volta a superar sua rival Tayane Porfírio e contabiliza o décimo título mundial em sua carreira como faixa-preta. Com os minutos iniciais em pé e três punições duplas por falta de combatividade, o duelo se desenvolveu rápido com Gabi puxando para a guarda e dando múltiplos botes de finalização, enquanto Tayane usava sua pressão para tentar a passagem. Com pouco tempo para o fim do confronto, Gabi dominou a lapela e empurrou com o pé para subir e colocar a atleta da Alliance na posição de quatro apoios, escorregando para as costas e garantindo seu bicampeonato no Mundial 2025 com um estrangulamento.

Gabi Pessanha finalizou Tayane Porfírio no estrangulamento pelas costas

Masculino

Peso Pesadíssimo: Roosevelt Sousa vs Gutemberg Pereira

Em duelo decidido no último segundo, Roosevelt Sousa derrotou Gutemberg Pereira e conquistou o ouro do pesadíssimo. Jogando por cima durante o duelo, Roosevelt usou um giro do adversário para abrir o placar com uma vantagem após ataque perigoso na chave de pé. Com Gutemberg fazendo boa movimentação para raspar, o faixa-preta da Cascão Jiu-Jitsu ficou de pé e quase derrubou na beirada da área de luta, levando mais uma vantagem pela movimentação. Com uma vantagem após seu adversário contabilizar a segunda punição por falta de combatividade, Gutemberg explodiu para subir com tudo na reta final, mas Roosevelt imediatamente derrubou ao fim do duelo, com a movimentação rendendo uma vantagem para cada lado e fechando o placar em 3 a 2 nas vantagens.

Roosevelt Sousa venceu Gutemberg Pereira por 3 a 2 nas vantagens após 0 a 0 nos pontos

Peso Super-Pesado: Erich Munis vs Nolan Stuart

Representando a Soldiers Jiu-Jitsu, Erich Munis superou Nolan Stuart na final do super-pesado e conquistou seu quinto título na faixa-preta. Saindo na frente após puxar e raspar, Erich se desvencilhou da guarda aberta de Nolan para passar cruzando e em seguida colocar o joelho na barriga, controlando bem as movimentações por cima e levando a vitória por 7 a 0 nos pontos.

Erich Munis venceu Nolan Stuart por 7 a 0 nos pontos

Peso Pesado: Adam Wardzinski vs Leonardo Ferreira

Reprisando a final do Brasileiro, o polonês Adam Wardzinski superou o perigoso Leonardo Ferreira e conquistou o título dos pesados. Ciente dos perigos da guarda do faixa-preta da Checkmat, Leonardo começou o duelo puxando para a guarda e passou a maior parte do confronto buscando espaço para raspar e tomar a dianteira no placar, com Adam usando sua pressão para tentar a passagem. Após duas punições por falta de combatividade, Leonardo levantou e puxou para a guarda sem fazer pegadas, recebendo a terceira punição com dois pontos para o adversário e fechando o placar em 2 a 0. Conquistando seu segundo ouro consecutivo no Mundial, Adam comemorou a vitória e deixou sua faixa-preta no tatame, simbolizando sua aposentadoria das disputas de adulto.

Adam Wardzinski venceu Leonardo Ferreira por 2 a 0 nos pontos

Peso Meio-Pesado: Gustavo Batista vs Jansen Gomes

Representando a Checkmat, Jansen Gomes mostrou muito volume de jogo para ficar com o ouro do meio-pesado. Fazendo a finalíssima contra Gustavo Batista, seu algoz no Mundial do ano passado, Jansen fez muita pressão e abriu o placar com duas vantagens após girar e quase pegar as costas do adversário. Gustavo evitou a movimentação e em seguida subiu da guarda 50-50 para contabilizar uma vantagem para seu lado, mas Nenego se manteve por cima e continuou pressionando o faixa-preta da Atos, trazendo muito perigo ao bater na lateral e chegar nas costas sem os ganchos múltiplas vezes para trazer risco de finalização e acumular 5 vantagens no placar.

Jansen Gomes venceu Gustavo Batista por 5 a 1 nas vantagens após 0 a 0 nos pontos

Peso Médio: Tainan Dalpra vs Rolando Samson

Vitória sem sustos para Tainan Dalpra, que venceu Rolando Samson para conquistar mais um título mundial no peso médio. Puxando no início do confronto, o faixa-preta da AOJ abriu o placar com raspagem, fez muita pressão por cima para controlar a movimentação e aproveitou uma tentativa de raspagem para passar a guarda e quase pegar as costas, conquistando o ouro na Walter Pyramid.

Tainan Dalpra venceu Rolando Samson por 5 a 0 nos pontos

Peso Leve: Matheus Gabriel vs Andy Murasaki

Em combate muito equilibrado, Matheus Gabriel levou a melhor sobre Andy Murasaki para faturar o ouro dos leves. Começando atrás no placar após Andy subir da dupla puxada, Matheus tomou a dianteira com uma raspagem e controlou por cima, com Andy devolvendo a raspagem para empatar nos pontos e seguir ganhando nas vantagens. Subindo novamente, Matheus voltou a pontuar e se estabilizou de pé para evitar a tentativa de queda de Andy, que levantou com um single e não conseguiu a queda antes do fim da partida. Vitória por 4 a 2 para a o faixa-preta da Checkmat.

Matheus Gabriel venceu Andy Murasaki por 4 a 2 nos pontos

Peso-Pena: Meyram Maquiné vs João Mendes "Bisnaga"

Superando o favorito da chave dos penas, o representante da Atos João Mendes "Bisnaga" derrotou Meyram Maquiné e conquistou o topo do pódio. Abrindo o combate com puxada, Bisnaga abriu o placar ao explodir e subir com tudo, quase desequilibrando o adversário e garantindo uma vantagem. Atrás no placar, Meyram trabalhou bem da guarda e depois mostrou seu jogo de giros na reta final, batendo com perigo na lateral e empatando as vantagens. Com tudo igual, os árbitros foram acionados para decidir o resultado e definiram que Bisnaga foi mais efetivo durante o confronto.

João Mendes Bisnaga venceu Meyram Maquiné na decisão

Peso-Pluma: Diego Pato vs Diogo Reis

Diego Pato está de volta para mais uma conquista de ouro na divisão de plumas do Mundial de Jiu-Jitsu. Fazendo a finalíssima contra o perigosíssimo Diogo "Baby Shark" Reis, que saiu na frente no placar ao subir da dupla puxada, Pato usou sua guarda arisca para evitar as tentativas de passagem de Diogo enquanto buscava a chance de tomar a dianteira no placar. Na reta final, Pato disparou um ataque perigoso no braço e conseguiu a vantagem do empate, deixando o resultado nas mãos dos árbitros, que deram o triunfo para o faixa-preta da AOJ.

Diego Pato venceu Diogo Reis na decisão

Peso-Galo: Jalen Fonacier vs Bebeto Oliveira

Atleta norte-americano representando a Alliance, Jalen Fonacier conquistou seu primeiro título mundial neste ano de 2025. Encarando Bebeto Oliveira na final dos galos, Jalen usou sua flexível guarda para se manter a frente do adversário em duelo marcado por troca de raspagens, usando uma chave de pé para controlar a movimentação antes de conseguir uma última reversão e garantir a vitória por 12 a 8 nos pontos.

Jalen Fonacier venceu Bebeto Oliveira por 12 a 8 nos pontos

Feminino

Peso Super-Pesado: Gabi Pessanha vs Tayane Porfírio

A Rainha do Jiu-Jitsu acumula mais um título para seu currículo. Fazendo a final de super-pesados contra a perigosa Tayane Porfírio, sua algoz no Brasileiro deste ano, Gabi começou puxando e fazendo seu jogo de guarda com pegadas nas mangas para rechaçar a pressão da adversária. Após interrupção dos árbitros e reinicio no meio do tatame, foi a vez de Tayane puxar para a guarda, com a faixa-preta da Infight batendo perigosamente na lateral e contabilizando sua primeira vantagem. Na reta final, Gabi conquistou mais uma vantagem com seu domínio posicional e tentou ir para as costas, com Tayane girando por baixo para reverter sem pontos no final da partida.

Gabi Pessanha venceu Tayane Porfírio por 2 a 0 nas vantagens após 0 a 0 nos pontos

Peso Pesado: Larissa Dias vs Yara Soares

O título dos pesos pesados ficou para Larissa Dias, que mostrou seu refino técnico ao superar Yara Soares em duelo marcado por troca de raspagens. Com Yara conquistando a primeira vantagem ao subir da dupla puxada, Larissa raspou e conquistou seus primeiros dois pontos, com as atletas trocando reversões até os últimos momentos do combate, com a faixa-preta da R1ng BJJ fazendo a subida final no one-leg para desequilibrar a adversária e conquistar a vitória por 8 a 6 nos pontos.

Larissa Dias venceu Yara Soares por 8 a 6 nos pontos

Meio-Pesado: Thamara Ferreira vs Ingridd Alves

Representando a Fratres, Thamara Ferreira fez pressão na guarda de Ingridd Alves e saiu conquistou seu segundo título mundial consecutivo na divisão de meio-pesados. Subindo da dupla puxada para abrir o placar, Thamara evitou as tentativas de raspagem de Ingridd e ampliou sua vantagem com um ataque na americana no pé, se posicionando por cima para buscar a passagem. Do outro lado, Ingridd dominou a lapela e tentou balançar a adversária para virar o jogo, mas Thamara se estabilizou e ainda contabilizou mais uma vantagem no final com uma tentativa de katagatame para garantir o ouro.

Thamara Ferreira venceu Ingridd Alves por 3 a 0 nas vantagens após 0 a 0 nos pontos

Peso Médio: Thalyta Silva vs Elisabeth Clay

Em duelo clássico de guardeiro e passador, a medalha de ouro do peso médio fica para Thalyta Silva, que saiu com a vitória após duelo muito estudado contra a americana Elisabeth Clay. Com Thalyta abrindo ao placar com uma vantagem ao subir da dupla puxada, Elisabeth trabalhou bem por baixo para rechaçar as tentativas de passagem da brasileira, dominando a lapela para tentar raspar e tentando um bote no TP choke. Por sua vez, a Thalyta manteve a pressão por cima na busca pela passagem, anulando o jogo da adversária e faturando o título para a Fratres.

Thalyta Silva venceu Elisabeth Clay por 1 a 0 nas vantagens após 0 a 0 nos pontos

Peso Leve:  Janaina Lebre vs Luiza Monteiro

Janaina Lebre garante o título mundial dos leves ao superar a experiente Luiza Monteiro na finalíssima. Com início explosivo, Janaina puxou e Luiza aproveitou para bater na lateral, com a atleta da AOJ rapidamente ficando de frente e usando a guarda de lapela para tentar a raspagem. Com o combate desacelerando e três punições duplas por falta de combatividade, as atletas voltaram de pé com o placar empatado em 2 a 2 nos pontos e 1 a 1 nas vantagens, com Luiza subindo da dupla puxada para se colocar na frente. Com 25 segundos para o fim do confronto, Janaina conseguiu a raspagem e fechou a contagem em 4 a 2 para sair com a vitória em Long Beach.

Janaina Lebre venceu Luiza Monteiro por 4 a 2 nos pontos

Peso-Pena: Larissa Campos vs Caroline Brunácio

Garantindo a dobradinha da AOJ, Larissa Campos mostrou seu volume de jogo e superou Caroline Brunácio com uma bela finalização. Puxando no início, Caroline rechaçou as tentativas de passagem e abriu o placar com uma raspagem, mas Larissa prontamente raspou de volta, estabilizou por cima e passou com a perna esticada por cima, variando para o triângulo para receber os três tapinhas e conquistar o ouro dos penas.

Larissa Campos finalizou Caroline Brunácio no triângulo

Peso-Pluma: Mia Funegra vs Andressa Guirau

Estreante no Mundial de Jiu-Jitsu, Mia Funegra superou as estatísticas e saiu como campeã na divisão de plumas após derrotar a brasileira Andressa Guirau na final. Trabalhando da guarda com botes perigosos de finalização, Mia evitou os avanços da adversária e acumulou vantagens importantes com tentativas de raspagem e um ataque no triângulo já na reta final do confronto. Do outro lado, Andressa trouxe perigo com suas tentativas de passar cruzando, mas não conseguiu alcançar a americana da AOJ, que conquistou a faixa-preta na última sexta-feira e já se posiciona como um dos nomes de maior destaque na categoria.

Mia Funegra venceu Andressa Guirau por 3 a 2 nas vantagens após 0 a 0 nos pontos

Peso-Galo: Mayssa Bastos vs Mariana Rolszt

Mais um título contabilizado para Mayssa Bastos no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu. Encarando a arisca Mariana Rolszt na finalíssima, Mayssa fez seu jogo e puxou logo no inicio, girando por baixo para tentar a raspagem e depois variando para a guarda 50-50 antes de pegar as costas, abrindo o placar em 4 a 0. Mostrando muita resiliência, Mariana Rolszt resistiu e conseguiu evitar todos os ataques de finalização da atleta da AOJ, mas Mayssa continuou suas transições para conseguir uma montada e uma raspagem, fechando o placar da vitória em 10 a 0.

Mayssa Bastos venceu Mariana Rolszt por 10 a 0 nos pontos

Direitos reservados

lfelipe_cx@msn.com

6198664-9103