Resultados do Pan-Americano IBJJF 2025

O Campeonato Pan-Americano da IBJJF de 2025 ocorreu recentemente, reunindo atletas de alto nível do jiu-jitsu mundial. A seguir, apresento os resultados finais da faixa preta no masculino e feminino:

Absoluto Masculino: Gutemberg Pereira vs Roberto Jimenez

Em duelo muito equilibrado, Gutemberg levou a melhor sobre Roberto Jimenez. Depois de trabalhar por baixo e capitalizar vantagens nas tentativas de raspagem, com boas pegadas nas pernas, Gutemberg acumulou três vantagens e ficou com o ouro no peso aberto.

Gutemberg Pereira venceu Roberto Jimenez por 3 a 1 nas vantagens após 0 a 0 nos pontos

Absoluto Feminino: Gabi Pessanha vs Izadora Cristina

Para garantir mais um ouro duplo na carreira, Gabi Pessanha começou jogando por baixo buscando a chave de pé. Izadora denfendeu, mas Gabi subiu raspando, escorregou para as costas, tentou estrangular mas acabou variando para o triângulo invertido, atacando no braço para liquidar o combate.

Gabi Pessanha finalizou Izadora Cristina no armlock do triângulo invertido

Masculino

Peso Pesadíssimo: Marcus "Scooby" vs Helder Junior "Tropeço"

Com um jogo muito justo, Marcus Scooby fica com o ouro no pesadíssimo. Depois de trabalhr por cima e pressionar, Scooby chegou na lateral. Sem descansar, Scooby buscou a mão na gola e estrangulou sem chances de defesa para Helder.

Marcus "Scooby Ribeiro finalizou Helder Junior no estrangulamento do cem-quilos

Peso Super-Pesado: Nolan Stuart vs Paulo Merlin

Nolan mostrou frieza ao longo do combate e deu seu ataque no momento certo. Paulo Merlin começou o combate na frente, ao acumular três vantagens atacando por cima, até o último minuto do combate. Num movimento rápido, Nola liberou as pernas e subiu para raspar, garantindo os pontos da vitória.

Nolan Stuart venceu Paulo Merlin por 2 a 0 nos pontos

Peso Meio-Pesado: Francisco Lo e Mathias Luna fecharam para a CheckMat

Peso Médio: Tainan Dalpra vs Andy Murasaki

Tainan e Andy voltaram a se enfrentar numa final da IBJJF, e Tainan conquistou nova vitória sobre o rival. Tainan começou na frente ao raspar com dois pontos. Andy tentou devolver com o single-leg, conquistou duas vantagens, mas não estabilizou Tainan no solo. Tainan, por sua vezes, atacou no single--leg logo em seguida para derrubar e ampliar para 4 a 0. Depois de controlar por baixo, Tainan ainda raspou no final para chegar a seis pontos e carimbar o título.

Tainan Dalpra venceu Andy Murasaki por 6 a 0 nos pontos

Peso Leve: Alexandre "Robinho" vs Jackson Nagai

Em duelo muito equilibrado, Robinho levou a melhor ao entrar em quada com perigo de derrubar, conquistado a vantagem da vitória. Jackson chegou a acelerar, tentando derrubar e com bons ataques de finalização, mas Robinho esteve um passo à frente para rechaçar os perigos. Vitória no Pan para Alexandre de Jesus, o Robinho.

Alexandre "Robinho" venceu Jackson Nagai por 2 a 1 nas vantagens após 0 a 0 nos pontos

Peso-Pena: Diego Pato e Cole Abate fecharam o pódio para a AOJ

Peso-Pluma: Rerisson Gabriel vs Diogo Reis

Em uma final eletrizante, Rerisson Gabriel tirou o favorito Diogo "BabyShark" Reis para garantir seu primeiro título do Pan na faixa-preta. Depois de quase passar a guarda, Rerisson ficou por baixo e raspou no muscle up, chegando a quase montar. Diogo empurrou Rerisson para não ceder os quatro da montada e começou a trabalhar a seu favor. Com muita habilidade, Diogo raspou, quase estrangulou da lateral e deu giro para tentar as costas, empatando o combate nos pontos e nas vantagens. No fim, com seu jogo ofensivo, Rerisson convenceu os árbitros e ficou com o título na decisão final.

Rerisson Gabriel venceu Diogo Reis na decisão dos árbitros

Peso-Galo: Jalen Fonacier vs Yuri Hendrex

Jalen e Yuri travaram um duelo intenso de raspagens, com 8 a 8 no placar com subidas de ambos os lados. Yuri esteve na frente com uma vantagem, mas Jalen empatou num bote e levou o duelo empatado para os árbitros. Com decisão unânime dos laterais, Jalen ficou com seu primeiro ouro em um torneio de Grand Slam na faixa-preta.

Jalen Fonacier venceu Yuri Hendrex na decisão dos árbitros

Peso Pesado: Adam Wardzinski vs Roberto Jimenez

Roberto chegou perto de liquidar a fatura no início do combate, ao derrubar no single-leg e dar a volta na guarda perigosa de Adam, para quase pegar as costas. Contudo, ao defender o ataque de Roberto, Adam voltou para a guarda-borboleta para abrir o seu jogo. Após raspar e montar direto, Adam ampliou para 9 a 2 no placar. Roberto conseguiu sair da montada de raspar para 9 a 4, chegando próximo de pegar as costas novamente, mas Adam se defendeu, ficou por cima, e voltou a passar montando, chegando a 16 a 4 no placar da vitória. Adam segue vivo na busca do Grand Slam da temporada 2024/2025.

Adam Wardzinski venceu Roberto Jimenez por 16 a 4 nos pontos

Feminino

Peso Super-Pesado: Gabi Pessanha vs Isabely Lemos

Mais uma dominante apresentação de Gabi nos tatames da IBJJF. Após raspar, derrubar, quase passar, Gabi pegou as costas de Isabely e foi com a mão na gola, para estrangular e garantir o primeiro título do dia, com a chance de duplo ouro ao lutar no absoluto logo em seguida.

Gabi Pessanha finalizou Isabely Lemos no estrangulamento pelas costas

Peso Pesado: Larissa Dias vs Maria Malyjasiak

Trabalhando por cima, Larissa Dias encontrou o caminho da vitória no Pan. Depois de pressionar e chegar com perigo na lateral, forçando Maria a virar de quatro apoios, Larissa seguiu com pressão para passar, chegando próximo da lateral mais uma vez no fim para vencer nas vantagens.

Larissa Dias venceu Maria Malyjasiak por 2 a 0 nas vantagens após 0 a 0 nos pontos

Peso Meio-Pesado: Maria Carolina Vincentini vs Aurelie Le Vern

Jogando por baixo com muita segurança, Maca Vincentini quase raspou Aurelie Le Vern duas vezes e evitou a pressão constante de francesa que jogou por cima sem cansar, tentando a passagem. Com outro desequilíbrios ao longo do combate, evitando a pressão de Aurelie, Maca garantiu a vitória nas vantagens para ficar com o título.

Maria Carolina Vincentini venceu Aurelie Le Vern por 2 a 0 nas vantagens após 0 a 0 nos pontos

Peso Médio: Gisele Menezes vs Ana Beatriz Silva

Garantindo seu primeiro título de Grand Slam na faixa-preta, a atleta da GFTeam Gisele pressionou a guarda de Ana Beatriz para avançar direto ao norte-sul, passando a guarda e garantindo os três pontos. Ana tentou derrubar e voltou a jogar por baixo com Gisele segurando o resultado no fim, para vencer nos pontos e ficar com o ouro.

Gisele Menezes venceu Ana Beatriz Silva por 3 a 0 nos pontos

Peso Leve: Janaina Lebre vs Luiza Monteiro

Em um lance veloz por baixo, Janaina Lebre se ajeitou para dar o bote certo na chave de pé, sem chances de defesa para Luiza. Vitória expressiva para coroar sua campanha no Pan. Três lutas, três finalizações.

Janaina Lebre finalizou Luiza Monteiro na chave de pé

Peso-Pena: Maria Luiza Nunes vs Cassia Moura

Em luta muito técnica, Maria conseguiu a vitória sobre a perigosa Cassia Moura. Cassia começou pressionando, ao quase pegar as costas e estrangular no começo do combate. Evitando o ataque, Maria raspou duas vezes, e Cassia raspou de volta também duas vezes. No fim do combate, Maria raspou de ganho para chegar em 6 a 4 no placar. Cassia tentou finalizar no braço com perigo no final, mas Maria defendeu mais um bote e ficou com a vitória nos pontos.

Maria Luiza Nunes venceu Cassia Moura por 6 a 4 nos pontos

Peso-Pluma: Thaynara Victoria vs Shelby Murphey

Em uma virada espetacular, Thaynara carimbou sua ótima campanha no Pan. Depois de tirar Mayssa Bastos na classificatória, Thaynara começou perdendo para Shelby Murphey, outra favorita da chave. Com duas vantagens na frente, ao subir da dupla puxada e atacar no pé, Shelby ficou por cima e trabalhou para passar. Ao tentar atacar no pé, Shelby viu Thaynara subir e liberar o ataque na chave, para garantir os dois pontos e ficar com a vitória no último segundo da luta.

Thaynara Victoria venceu Shelby Murphey por 2 a 0 nos pontos

Peso-Galo: Jessica Caroline vs Mariana Rolszt

Jessica garantiu mais um título do Pan no currículo. Após começar atrás no placar com Mariana subindo da dupla puxada, Jessica empatou nas vantagens com fortíssimo ataque no triângulo. Mariana escapou, mas Jessica raspou duas vezes para vencer por 4 a 2 no placar final.

Jéssica Caroline venceu Mariana Rolszt por 4 a 2 nos pontos

2025 Adult Black Belt Pan Champions:

Male 57KG: Jalen Fonacier (Alliance)

Male 64KG: Reirisson Gabriel (Alliance)

Male 70KG: Diego “Pato” Oliveira (AOJ)

Male 76KG: Alexandre Jesus (Calasans Camargo)

Male 82KG: Tainan Dalpra (AOJ)

Male 88KG: Francisco Lo (Checkmat)

Male 94KG: Adam Wardzinski (Checkmat)

Male 100KG: Nolan Stuart (Brea JJ)

Male +100KG: Marcus Ribeiro (Alliance)

Male Open: Gutemberg Pereira (AOJ)

Female 48KG: Jessica Caroline (Fratres)

Female 53KG: Thaynara Victoria (Dream Art)

Female 58KG: Maria Luiza (Almeida JJ)

Female 63KG: Janaina Lebre (AOJ)

Female 69KG: Gisele Menezes (GFT)

Female 74KG: Maca Vicentini (AOJ)

Female 79KG: Larissa Dias (R1NG)

Female +79KG: Gabrieli Pessanha (InFight)

Female Open: Gabrieli Pessanha (InFight)

video

fontes: https://www.flograppling.com/articles/13965163-pan-de-jiu-jitsu-2025-confira-os-resultados-das-finais-ao-vivo, https://www.bjjheroes.com/bjj-news/2025-ibjjf-pan-championship-results

Direitos reservados

lfelipe_cx@msn.com

6198664-9103